domingo, 25 de março de 2012

Análises: inFamous


O desenvolvimento de inFamous começou logo após o lançamento de Sly 3's, pela sub-divisão da Sony, a Sucker Punch. O projeto "True Hero" começou com várias inspirações de outras séries. O game, apesar de iniciar uma nova franquia, causou curiosidade em vários gamers que criaram considerável hype pelo jogo. De 2007 para 2008, começaram a surgir as primeiras informações do jogo. Desde o início, já se tinha Cole MacGrath como personagem principal, apesar de ter seu visual levemente alterado nos betas e alphas da vida. "Um super-humano, que tem o poder de escolha: ser herói ou infame?"

História


Uma explosão aconteceu no Historic District de Empire City matando milhares de pessoas e destruindo boa parte dos prédios do distrito. No centro de toda esta confusão, estava Cole, um carteiro que ao longo da história, foi revelado que era o entregador do pacote que estava a bomba. Ao acordar, foi orientado pela polícia local a evacuar o local, e ao passar por alguns locais, vê que está canalizando eletricidade pelo seu corpo, mas desmaia na frente de alguns policiais e do amigo, por causa de um raio que ele mesmo causou sem querer. Quem cuidou de Cole depois de tal acontecimento foram Trish Dailey, namorada do mesmo e seu melhor amigo, Zeke. Porém, fora do hospital, Empire City estava caindo aos pedaços, sendo tomada por caos e pelo crime. Em tentativa desesperada de conter tudo, o governo americano coloca a cidade em quarentena, para que qualquer um que ouse entrar e sair seja morto. Assim, todos estão presos na cidade. Com a polícia praticamente fora de ação, crimes, como roubos, espancamentos e estupros crescem. Depende agora de Cole, ajudar a cidade a se levantar de novo e enfrentar inimigos até então ocultos ou usar os poderes apenas para o bem próprio.
A história a princípio pode parecer meio que "eu já vi isso em algum lugar", porém no decorrer dos fatos, ela vai se mostrando mais interessante e reveladora, fazendo em alguns pontos o jogador querer continuar apenas por causa dela. Há vários momentos de tensão, morte de protagonistas e.... bom o resto é spoiler.

Nota : 9,0

Gráficos


O jogo começou seu desenvolvimento no finalzinho de 2007. Os gráficos são bons, sem serrilhas e bem construído. Há paisagens magníficas apesar de apocalípticas. Porém, poderia ser bem melhor. Por que? O PlayStation 3, único console com o game disponível "aguenta muito mais". Apesar do modelos dos chars serem bem feitos, os malditos efeitos de sombra deixam tudo muito estranho. Parecem velhos, principalmente o Cole. Alguns civis não ficaram tão bem feitos assim. Mas em compensação, todos os inimigos do jogo são bem construídos, e tem visuais que vão de criativos a inusitados. Os efeitos de eletricidade são muito bons também. No geral, bom trabalho da Sucker Punch.

Nota : 8,0

Sons

Talvez o ponto mais fraquinho do jogo. Não que seja ruim, mas é porque é pouco notável, apesar de muito bem ambientalizado. O jogador praticamente não ligará para a trilha sonora. Mas destaque para a música tema do jogo, a Silent Melody, feito pelo grupo Working for a Free Nuclear City, que descreve Cole com perfeição, além de ser muito boa. Sério, assim que acabei de ver os créditos do jogo, corri para o PC, procurando a música para baixá-la. Muito boa mesmo. Para você não perder seu tempo procurando:

http://www.youtube.com/watch?v=dY7_hUKW5pc
Silent Melody - Working for a Free Nuclear City

Nota : 7,0

Gameplay


Bom... inFamous incorpora vários tipos de gêneros dentro de um único jogo, como plataforming, shooter, role-playing e vez em quando alguns puzzles, tudo dentro de um mundo aberto. O jogador controla Cole para fazer missões específicas e assim avançar na história. Pode escolher entre as main missions, que fazem o progresso, ou as side missions que lhe dão pontos para conseguir novos poderes. Cole pode utilizar seus poderes para combate corpo a corpo, ou lançar pequenos relâmpagos ou até bombas elétricas. Pode também planar por um curto espaço ou deslizar em fios, desde que os mesmos estejam eletrizados. Alguns desses poderes só podem ser conseguidos progredindo na história e outros, "comprados". Porém, usar os poderes tem um limite, pois alguns deles usam em teoria grande quantidade de energia elétrica. Esta quando está muito baixa, deixa Cole sem resistência a ataques perdem a potência. Para se recuperar de ferimentos e ganhar mais energia, o jogador tem que achar uma fonte de energia, como carros, postes, aparelhos telefônicos, ou até pessoas. Além disso, o jogador em alguns pontos, deverá escolher uma atitude para Cole tomar, que definirá se ele transformar-se-á em herói ou vilão. Se você ajudar as pessoas, fazer apenas side missions benignas e sempre escolher a boa opção, inevitavelmente você será herói. Seus poderes assim, não ficariam tão fortes quanto no Dark, mas ficam com um alcance muito maior. Se você matar ou espancar pessoas, fazer side missions malígnas, irá para o lado do mal, onde os poderes tem potência aumentada, mas com alcance diminuído. Cada lado também tem poderes exclusivos também. O jogo tem um alto fator replay, que faz o jogador querer jogar tudo de novo, para escolher o lado oposto ao que fez na primeira vez. Apesar de quase não acontecerem, bugs existem aqui também. E quando acontecem são da forma mais grotesca possível. Well, tentei procurar pelo que aconteceu comigo, mas não tem imagens, rs'.

Nota : 9,0

Visão Geral

O jogador tem uma cidade inteira para explorar, coletar itens e fazer missões. Há 3 distritos ao todo, sendo que 2 só são destravados com o avançar da história. Há vários mini-bosses, e 3 principais, em que um deles tem uma verdade que realmente choca. Vamos as screens:

Lugares

Empire City, antes da explosão

Neon District, onde ocorrem os primeiros acontecimentos do jogo

The Warren, lugar dominado por uma facção criminosa

Historic District, no momento da ativação da bomba


Protagonistas

Cole MacGrath, protagonista da série, que se descobre com poderes no início do primeiro jogo, ganhos de maneira inexplicável no começo, sendo revelado depois. Tinha um emprego como entregador até o dia da explosão em Empire City. Desde então, luta para achar respostas e defender interesses próprios.

Zeke Dunbar, melhor amigo de Cole, sempre dando conselhos ao mesmo, que considera como irmão.

Trish Dailey, namorada de Cole, que perde a irmã por causa da explosão.

Facções

The Reapers, facção que tenta tomar conta do Neon District

The Dust Men, facção que tomou conta do The Warren

The First Sons, facção secreta que tem como base o Historic District


Conduits e Inimigos Principais

Sasha, líder dos Reapers, e primeiro boss do jogo. Usa como arma, um líquido que tem o poder de hipnotizar as pessoas (que viram Reapers), e enfraquece Cole.

Alden, líder dos Dust Men. Ex-líder dos First Sons, destituído a força do cargo. Cresceu as margens da sociedade, e agora busca vingança contra quem o destituiu do cargo e busca controle de Empire City. Seu principal poder é a telecinese.

Kessler, vilão principal do jogo e atual líder dos First Sons. A mente por trás da explosão em Empire City e portador da verdade supreendedora do jogo. Seus poderes são iguais aos de Cole, porém em nível bastante elevado.

inFamous chegou bem ao mercado, muito bem recepcionado e com altas vendas. Um dos melhores jogos de mundo aberto que eu tive o prazer de jogar. História e gameplay são dois pontos fortíssimos. Um excelente trabalho da Sucker Punch.

Notas:

História : 9,0
Gráficos : 8,0
Sons : 7,0
Gameplay : 9,0

NOTA FINAL : 9,5 "Ótimo"

Exclusivo para PlayStation 3

Um comentário:

  1. Muito boa a análise, cara. Destaque para a análise dos personagens do jogo.

    ResponderExcluir