domingo, 1 de abril de 2012

Curiosidades:Ducktales era um símbolo do imperialismo americano?


Ne série animada de 1987, Tio patinhas vivia viajando para países selvagens, de onde extraia riquezas que levava de volta a Patópolis. A atitude parece repetir a prática histórica conhecida como imperialismo: a expansão econômica ou politica de uma potência sobre outras nações.

Terra de Ninguém:Os tesouros estão sempre em lugares distantes, como " o pequeno país Ronguai" na América do Sul. Além de imitar a dualidade real entre colônia/metrópole. esse recurso narrativo sugeriria que o dinheiro está numa terra sem lei. Portanto:não teria herdeiros nem dono, leva quem chegar primeiro.

Índio Bonzinho:Patinha sempre encontra nativos que, pela lógica, seriam os donos legítimos da riqueza local. Mas, seguindo o estereótipo do "bom selvagem", eles ajudam o herói em troca de ninharias como na época colonial. No episódio "Patos congelados", um pinguim troca um mapa do tesouro por.... giz de cera!!

Dinheiro Fácil:Nos desenhos, não se vê a origem do dinheiro. Sabemos que Tio Patinhas tem vários negócios, mas quase nunca vemos funcionários produzindo. Se o dinheiro não está lá, precisa vir de outro lugar.


Ladrão que rouba ladrão?:Tio Patinhas é esperto o suficiente para buscar mapas do tesouro e itens mágicos. Seus adversários, porém, tentam roubar diretamente dele - um artificio que serviria para deixar subtendido que, só por causa da iniciativa, Tio Patinhas já é o legitimo "dono" daquilo que pegou.

*Em um episódio, um duende dá um desejo ao Tio Patinhas, que exige a riqueza do reino dele. E a se criatura se vê "por lei", obrigado a entregá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário